Social Icons

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

37 ANOS PASSADOS SAIBA ONDE ESTÃO E O QUE FAZEM OS CAMPEÕES MUNDIAIS PELO FLAMENGO EM 1981


Com a confirmação de que Reinaldo Rueda treinará a seleção chilena, Paulo César Carpegiani, 68, retornou ao Flamengo após um hiato de 18 anos. Ele será o treinador do time na temporada, em sua terceira passagem pela equipe.

Carpegiani é ídolo rubro-negro, tendo feito parte do momento mais glorioso da história do clube, com a conquista da Copa Libertadores e o Mundial de Clubes, ambos em 1981. O Flamengo foi campeão do mundo após atropelar o Liverpool por 3 a 0 na final realizada em Tóquio, no Japão. Naquela ocasião, Carpegiani já não era mais jogador e sim treinador, em sua primeira experiência fora das quatro linhas.

Trinta e sete anos já se passaram, mas para muitos rubro-negros a escalação de Carpegiani naquela final está fixa na memória: Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico.

Resultado de imagem para time campeão mundial do flamengo

Veja por onde andam os outros heróis daquela conquista:

Raul: o goleiro do Flamengo aposentou-se em 1983 na Gávea. Foi comentarista esportivo de algumas televisões e rádios. Depois, foi treinador do Cruzeiro e Juventude além de ser dirigente do Londrina. Além disso, foi candidato.Em 2011, voltou ao Cruzeiro para trabalhar nas categorias de base do clube.
Resultado de imagem para zico levanta taca de mundial pelo flamengo

Leandro: maior lateral direito da história do clube rubro-negro, ele jogou no time profissional da Gávea por 11 anos (de 1979 até 1990). Muito técnico, ele disputou a Copa do Mundo de 1982 como titular.

Após faturar Libertadores, Mundial, Brasileiro (quatro vezes) e Carioca (cinco vezes), encerrou em 1990, de forma precoce, por causa de problemas no joelho. Hoje, vive em Cabo Frio e é dono da Pousada do Leandro.

Marinho: além do Flamengo, o defensor teve passagem por São Paulo e Londrina, no qual pendurou as chuteiras, em 1992. Atualmente, ele mora em Londrina e trabalha no ramo de construção civil com os filhos.

Mozer: o zagueiro ficou no Flamengo até 1987, quando foi para a Europa e fez sucesso. Passou por Benfica-POR e Olympique de Marselha-FRA. Depois, encerrou a carreira no Kashima Antlers-JAP
Como treinador, o ex-defensor comandou Interclube, Raja Casablanca, Portimonense e Naval. Atualmente, ele é gerente de futebol do Flamengo, cargo que assumiu no ano passado.

Junior: o lateral esquerdo ficou no Flamengo até 1984, quando jogou na Itália por clubes como Torino e Pescara. Após retornar à Gávea, ainda foi campeão brasileiro de 1992 antes de aposentar-se, em 1993.
Desde então teve duas passagens como treinador do Flamengo e comandou rapidamente o Corinthians (em 2003). Além disso, foi observador técnico da seleção brasileira. Atualmente, é um dos principais comentaristas esportivos da TV Globo.

Andrade: o volante teve uma carreira vitoriosa, com passagens ainda por Roma-ITA e Vasco, no qual foi campeão brasileiro (1989). ainda rodou por vários clubes como Atlético-PR, Operário-PR e Bangu, antes de encerrar sua trajetória, em 1999.

Trabalhou como auxiliar técnico do Flamengo e assumiu o cargo de treinador por diversas vezes, sendo campeão brasileiro nesta função, em 2009. Ainda comandou Brasiliense-DF, o Paysandu, o Boavista-RJ Seu último trabalho foi no Petrolina-PE, na segunda divisão do Campeonato Pernambucano em 2017. Andrade ainda se candidatou a vereador no Rio de Janeiro em 2012, mas não se elegeu.

Adílio: autor de um dos gols na decisão do Mundial, o meia formou o histórico meio-campo ao lado de Andrade e Zico. Adílio encerrou a carreira no início dos anos 90 após atuar em clubes do interior do Rio de Janeiro.
Depois, foi treinador na Arábia Saudita e no CFZ-RJ. De 2003 à 2008, trabalhou com as divisões de base do Flamengo.

Imagem relacionada
Zico com a taça de campeão mundial de 1981 

Zico: o maior ídolo da história do Flamengo foi o responsável por erguer a taça do Mundial e foi eleito o melhor jogador da final, ganhando um carro da Toyota. Depois, teve passagem por Udinese-ITA, voltou à Gávea e ainda jogou pelo Kashima Antlers-JAP, no qual se aposentou.

O "Galinho de Quintino" chegou a ser treinador da seleção japonesa e do Fenerbahçe, foi secretário de esportes do presidente Fernando Collor, fundou o clube CFZ-RJ e ainda tentou se candidatar à Fifa. Atualmente, ele é comentarista de televisão no Esporte Interativo e tem um canal de YouTube.

Lico: o ponta esquerda começou no futebol de Santa Catarina em clubes como Joinville e Figueirense, antes de chegar ao Flamengo. Ele venceu 10 títulos na Gávea, mas aposentou-se cedo, em 1984, por causa de problemas no joelho. Atualmente, mora em Imbituba, em Santa Catarina, onde atualmente tem um projeto social voltado para o futebol. Ele também já foi secretário municipal de esportes.

Tita: o atacante que fez sucesso na Gávea teve passagens também por grandes equipes como Grêmio, Internacional, Bayer Leverkusen e Vasco da Gama. Ele foi convocado para a Copa do Mundo de 1990, na Itália. Após parar de jogar, foi treinador de Americano-RJ, Vasco (duas vezes) e outras equipes.Ainda comandou os clubes mexicanos León e Necaxa. Em 2016, foi caddie no Aberto de Golfe do Brasil.

Nunes: autor de dois gols naquela final contra o Liverpool, o centroavante foi ídolo também do Santa Cruz e passou por Botafogo e Atlético-MG. Atualmente, ele fez um curso para treinadores e espera ter uma oportunidade na função.

INFORMAÇÕES: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues