Social Icons

quinta-feira, 21 de junho de 2018

TEMA DEFINIDO PARA SÃO JOÃO 2018: ANARRIÊ SANTA RITA, SOMOS TODOS BRINCANTES PERIARAS!


Filhos da bicentenária localidade de Peri de Baixo, no atual município de Bacabeira, chegam no ano de 1932 a Santa Rita, na época município de Rosário, Dona Cândida Eulália Marques, matriarca da família Marques, com seus três filhos: Raimundo Simão Rego (Mundico Periara), nascido em 1914; Maria José Rego (Dona Maria José Periara), nascida em 1928 e João Bibiano Rego (João Periara), nascido em 1931. 

RAIMUNDO SIMÃO REGO, mais conhecido como Mundico Periara, deixou um grande legado para a nossa cultura, pois em sua trajetória produzia e tocava banjo, cavaquinho e violão; Nos festejos de Santa Rita era quem produzia e soltava a “ronqueira”, uma espécie de foguete que fazia um som ensurdecedor, com grande alcance, avisando que a missa estava para iniciar. 
     
MARIA JOSÉ REGO, conhecida como Dona Maria José Periara, foi mãe de 9 filhos, sendo 8 deles com o seu companheiro Sr. José da Conceição de Carvalho. Criou todos os seus nove filhos vendendo bolos de tapioca, canjicas, pamonhas e vendia todos os seus produtos, em “mesa de café e bolos”, em vários festejos que aconteciam em nosso município.      

JOÃO BIBIANO REGO, mais conhecido como João Periara, foi quem primeiro promoveu a introdução do brinquedo do Bumba meu boi de orquestra em nosso território, uma vez que, junto com o seu irmão Mundico Periara, compunham as toadas do Bumba meu boi de Mundiquinho Alves, na comunidade Olhos D’Água.

Diante de todo o legado deixado por essa FAMÍLIA PERIARA, detentora de conhecimentos da tradição popular do nosso país, a Secretaria da Cultura de Santa Rita em parceria com a Assessoria de Comunicação, promove nesse ANARRIÊ SANTA RITA 2018 – SOMOS TODOS BRINCANTES PERIARAS, o devido reconhecimento como “Tesouros da Cultura” pela inestimável contribuição à cultura do nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues