
Antes mesmo de fechar o ano o Porto do Itaqui tem recorde histórico, com 21.843.305 milhões de
toneladas de cargas movimentadas de janeiro até a madrugada do dia 23. Esse
volume bate a marca anterior de 21.824.776 milhões de toneladas de cargas,
atingida em 2015.
Nesta quarta
(26), a movimentação deve ultrapassar os 22 milhões de toneladas, o que
representa um crescimento de 16% em relação ao ano anterior. Também tiveram
movimentação recorde as cargas de soja, fertilizantes e grãos (soja, milho,
trigo, farelo de soja e arroz).
Os resultados
estão associados aos investimentos da Empresa Maranhense de Administração
Portuária (EMAP) na ampliação da infraestrutura do Porto do Itaqui, além da
atração de investimentos privados. Também contribuem para esses recordes a
super-safra de grãos deste ano, à entrada em operação do Berço 108 e à retomada
da movimentação de carga de entreposto de combustíveis para as demais regiões
do país, empreendida pela Transpetro.
Todos os
investimentos, tanto públicos quanto privados, fortalecem o papel do porto
público maranhense como canal estratégico de crescimento para o estado e toda a
sua área de influência. O plano é dobrar a capacidade de movimentação de grãos
em dois anos, com a segunda fase do Tegram, que deve começar a operar em 2020.
As quatro empresas que integram o consórcio aprovaram orçamento de R$ 240
milhões para as obras, previstas para começar em março e contratações a partir
de janeiro.
Na movimentação
de granéis líquidos a capacidade de armazenagem também deve dobrar dentro de
três anos. Com a infraestrutura do novo píer petroleiro, que entrou em operação
em julho, a movimentação de granéis líquidos tende a crescer ainda mais. Em
setembro foram entregues à equipe da Secretaria Especial do Programa de
Parcerias e Investimentos do Governo Federal os Estudos de Viabilidade Técnica,
Econômica e Ambiental (EVTEAs) para ampliação de capacidade de armazenamento de
combustíveis do Porto do Itaqui. São quatro lotes, totalizando 169 mil metros
cúbicos a mais de capacidade de armazenagem, com investimento privado estimado
em R$ 450 milhões.
Além disso,
estão em andamento as obras de ampliação do Tequimar-Ultracargo, um
investimento de R$ 170 milhões, com geração de 400 empregos diretos e 1.200
indiretos (mais de 60% dos serviços foram realizados). E o contrato de
arrendamento da Companhia Operadora Portuária (COPI) com a EMAP, prorrogado por
mais 20 anos, trará investimento de R$ 80 milhões para a construção de um terminal
de fertilizante. O aditivo prevê um novo armazém com capacidade para 80 mil
toneladas e possibilitará movimentação de até 3,5 milhões de toneladas de
fertilizantes por ano.
Do Portal Guará
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