Social Icons

sábado, 20 de abril de 2019

EMOÇÃO E FÉ MARCAM A VIA SACRA EM SANTA RITA

Blog do Alex Ramos
Realizada na Semana Santa, a Via Sacra foi encenada na Sexta-Feira Santa por fiéis católicos da paróquia Santa Rita de Cássia. 

O ponto de partida se deu na praça da igreja matriz; apesar da forte chuva o evento ainda atraiu a atenção de um número razoável de pessoas que acompanharam de perto relatos da vida do filho de Deus, durante sua passagem na terra. O público ainda pode acompanhar a traição de Judas e seu suicídio por enforcamento. Os atores da peça representaram a Via Sacra que percorreu diversos pontos da cidade.
A Via Sacra é a reconstituição religiosa feita para lembrar a dor e o sofrimento de Jesus Cristo durante sua missão redentora na terra.
A Via Sacra também é uma maneira que os fieis têm de percorrer mentalmente o mesmo caminho de seu profeta desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário.
O processo da Via Sacra inclui as seguintes cenas: Jesus condenado à morte, sendo zombado e açoitado pelos soldados romanos, Jesus carregando a cruz, Jesus caindo pela primeira vez, Jesus encontrando sua mãe, Simão Cirineu ajudando Jesus, Verônica limpando o rosto de Jesus, segunda queda de Jesus, Jesus encontrando as mulheres de Jerusalém, terceira queda de Jesus, Jesus despido, Jesus pregado na cruz, Jesus conversando com os irmãos ladrões. No momento da agonia final, Jesus diz: “Tenho sede.” Um dos soldados que faziam a  guarda da crucificação deu-Lhe de beber um líquido a base de vinagre; Jesus morrendo na cruz, Jesus morto nos braços de sua mãe.

A via-sacra é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de Jesus Cristo. Durante a cerimônia, enquanto a encenação é realizada os católicos meditam diante de uma série de quadros que representam as principais cenas da saga de Jesus. 

2 comentários:

 


 
Luzimar Rodrigues