Social Icons

quarta-feira, 29 de maio de 2019

EXEMPLO DE GESTÃO: PREFEITA IRACEMA VALE CONCORRE MAIS UMA VEZ AO PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR, DO SEBRAE

Blog do Alex Ramos 

A prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale (PT), está concorrendo pela terceira vez ao Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor. A mandatária foi vencedora na etapa maranhense da premiação, na categoria “Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios “ classificando-se para etapa Nacional, que ocorrerá no próximo dia 05 de junho em Brasília (DF).
O projeto “Políticas públicas às MPEs são prioridades em Urbano Santos” estimula a formalização de empreendedores formais e informais e a competitividade desses pequenos negócios locais, com utilização dos benefícios da Lei Geral das MPEs, vigente no município. Além disso, capacita agentes públicos e empresários sobre temas da legislação, amplia parcerias junto às instituições públicas e privadas, nas várias esferas; estrutura e amplia o espaço de atendimento ao empreendedor; oferece tratamento diferenciado pelos órgãos públicos municipais, de acordo com o previsto na legislação e cria e estrutura a Secretaria do Trabalho Emprego e Renda.
 “O PSPE é um prêmio que valoriza o gestor, a gestão e as pessoas que trabalham na cidade. O que sempre me incentivou e motiva a participar deste prêmio é a oportunidade que nós gestores temos em mostrar os trabalhos positivos da nossa gestão. Chego à minha terceira premiação estadual, que é uma continuidade da primeira, acreditando que sempre podemos fazer diferente! Além da nossa equipe, temos instituições de fomento ao nosso favor, que podem contribuir sobremaneira para fazermos uma grande administração pública digna e de qualidade, a exemplo do SEBRAE, do SENAR, da Embrapa e de tantas outras que nos auxiliam em Urbano Santos. Sigo para concorrência nesta categoria ao Prêmio Nacional, porém já nos sentimos vitoriosos em termos chegado até aqui independente do resultado no próximo dia 05/06, diz a prefeita Iracema Cristina Vale de Urbano Santos, tricampeã consecutiva nas categorias do PSPE, dessa vez na mais abrangente, a de Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios. “
“As boas práticas advindas desses projetos com teor empreendedor agregam valor às administrações públicas, trazendo visibilidade não apenas ao gestor, mas aos próprios municípios, no momento em que promovem uma mudança significativa junto aos munícipes e os conclamam a integrar o curso da transformação já iniciada. Juntam-se a esse processo a necessidade de se ampliar o conhecimento, com capacitações de servidores e demais cidadãos; o envolvimento dos pequenos negócios como fornecedores da administração municipal, o que faz circular as riquezas localmente, bem como outros benefícios advindos da Lei Geral da MPE que passam a ter resultados profícuos no território”, enumerou o executivo.
Hoje Urbano Santos é referencia em implementação e institucionalização  de Lei geral .Atualmente o município ocupa a 6ª posição no Ranking da Lei geral e Politicas publicas Implantadas com pontuação máxima, conforme dados revelados pelo SEBRAE Nacional, que monitora a implementação da Lei nos Municípios.
O município cumpriu todos os dispositivos previstos na Lei e proporcionou um ambiente favorável para os pequenos negócios, fomentando desta forma o desenvolvimento da economia local e a competitividade das Micro e Pequenas Empresas. Além de reduzir a burocracia de empresas e negócios. Desta forma  o município que é atendido pela regional do SEBRAE  de Chapadinha, atingiu a Meta 6 no sistema de Monitoramento da Lei Geral das MPE e alcançou o Status de 100% no indicador do Sistema de Monitoramento de Politicas Publicas implantadas nos 4 eixos: Atores de desenvolvimento; Compras Publicas; Redes simples e Sala do Empreendedor.
O Prêmio
A premiação chega à décima edição, destacando gestores municipais de todo o Brasil que implementaram ou que estejam implementando projetos com resultados mensuráveis e comprovados de estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município. 
O PSPE é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Confederação Nacional do Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Instituto Rui Barbosa (IRB), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
 Por: Patrícia Carvalho
Coordenadora da Sala do Empreendedor
Agente Pública de Desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues