Social Icons

domingo, 19 de maio de 2019

URBANO SANTOS: CONSELHO TUTELAR PARTICIPA DA CAMPANHA FAÇA BONITO

Blog do Alex Ramos 
O Conselho Tutelar de Urbano Santos participou da Campanha Faça Bonito, em alusão ao 18 de Maio, data escolhida para Combater o Abuso e exploração sexual contra Crianças e Adolescentes. 
A Campanha realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social do Município reuniu toda a rede de proteção que atende crianças e adolescentes para falar sobre o assunto. Foi uma semana de palestras nas escolas da Sede e Zona Rural, com objetivo de alertar, sensibilizar e mobilizar toda a sociedade sobre a temática. 

Participaram da Campanha  a Secretaria de Assistência Social, Saúde, Educação, Juventude, NUCA, CMDCA, CONSELHO TUTELAR, CRAS, CREAS, ALUNOS, PROFESSORES, E SOCIEDADE.
A Campanha iniciou no dia 13  de Maio com palestras nas escolas da Zona Rural e Sede com finalização no dia 17 de maio com uma grande Caminhada pelas ruas da cidade levando informações para as pessoas.  
O Dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 16 anos muitos municípios do país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. 

Vale lembrar do caso Maísa Moreno, a menina que morreu com apenas 6 anos de idade, no dia 22 de  novembro  de 2015 , após ter sido vítima de um crime brutal neste município. Ela foi estuprada, agredida e encontrada ainda com vida agonizando num matagal onde sofreu a violência sexual, não resistiu a tamanha violência e veio a óbito, diferente de Araceli o autor do crime foi preso.

Denunciar é a única forma de salvar nossas crianças desse tipo de crime. Todos somos responsáveis, ao descobrir algo, ou pelo menos suspeitar, é dever do cidadão procurar ajuda, não precisa identificação.
A Coordenadora do Conselho Tutelar Meyre Santos informou que no ano  de 2018 foram registratos 27 casos de Violência Sexual contra crianças e adolescentes, um número bem elevado pelo porte da cidade, por esse motivo se faz necessária toda essa mobilização sobre essa violência que tira a infância de qualquer criança: "precisamos dizer para a comunidade que temos o dever de denunciar e é unindo forças com toda a sociedade que conseguiremos salvar a vida de muitas crianças e adolescentes", pontuou  a Coordenadora do Conselho Tutelar Meyre Santos.

Como agir em caso de violência contra crianças e adolescentes

Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, a sua atitude deve ser denunciar! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco. As denúncias podem ser feitas a qualquer uma dessas instituições: • Conselho Tutelar da sua cidade; • Disque 100 (por telefone ou pelo e-mail disquedenuncia@sedh.gov.br) – canal gratuito e anônimo; • Escola, com os professores, orientadores ou diretores; • Delegacias especializadas ou comuns; • Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal; • Número 190; • Casos de pornografia na internet: denuncie em www.disque100.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues