Social Icons

sexta-feira, 5 de julho de 2019

BOLSONARO SANCIONA LEI QUE TORNA SÃO LUÍS A CAPITAL NACIONAL DO BUMBA MEU BOI


Blog do Alex Ramos
O presidente Bolsonaro sancionou a Lei Nº 13.851, que denomina a cidade de São Luís como Capital Nacional do Bumba Meu Boi. O projeto de autoria do deputado Hildo Rocha (MDB-MA), foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) no último dia 21 de maio e enviada ao Plenário em regime de urgência. O Plenário do Senado aprovou o projeto no dia 3 de junho.
Agora a Lei entra em vigor após decorridos trinta dias de sua publicação oficial.
Bumba Meu Boi
Desde o século 18, a festa do Bumba Meu Boi, ou boi-bumbá, é comemorada em São Luís, especialmente nos meses de junho e julho, em homenagem ao auto de São João. É uma dança do folclore que gira em torno da ressurreição de um boi e envolve personagens humanos e animais fantásticos. Possui ligações com tradições indígenas, africanas e europeias, e também com elementos de celebrações religiosas católicas.
Conforme a justificativa do projeto, os festejos acontecem durante todo o ano, com participação dos mais de 100 mil grupos de Bumba Meu Boi que se expressam por meio de música, coreografias, vestimentas e instrumentos. Trata-se de uma expressão da cultura, da fé, da devoção e das relações socioeconômicas que remonta aos tempos coloniais da região.
Do Portal Guara.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues