Social Icons

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

TIQUIRA, CACHAÇA ARTESANAL DE URBANO SANTOS, SERÁ PRODUZIDA DE FORMA INDUSTRIAL

Blog do Alex Ramos

 Tiquira, cachaça artesanal de Urbano Santos, será produzida de forma industrial — Foto: Reprodução/ TV Mirante

Produzida da mesma forma há 100 anos, no vilarejo de Guaribas, zona rural do município Urbano Santos, a 260km de São Luís, a cachaçada artesanal começará a ser produzida em escala industrial.

A bebida tem conquistado, cada vez mais, consumidores ao redor do país, incluindo os restaurantes mais sofisticados de São Paulo. Para o produtor Florêncio Maciel de Araújo, antes mesmo da tiquira ganhar status industrial, a tiquira já mudava a vida das famílias da zona rural maranhense.

"Quem vive da roça como nós vivemos tem que arrumar dinheiro para sobreviver. Essa é uma renda mais bem estruturada que entra nas famílias que lutam com a tiquira", disse.

A tradicional bebida maranhense já conquistou prêmios em Hong Kong (China) e Bruxelas (Bélgica). Para os 23 produtores do vilarejo Guaribas, a busca pela ampliação de mercado ficou mais fácil com a criação de uma cooperativa e com a construção dessa fábrica, com recursos da prefeitura de Urbano Santos.

"Depois de descobrir o potencial do povoado Guaribas referente à produção de tiquiras, pensou-se em produzir industrialmente, mas sem perder o sabor da tiquira do Maranhão, sem industrializar demais", explicou Priscila Fautino, da secretaria de adricultura de Urbano Santos.

Com europeus na lista de clientes fieis, o consumo da tiquira pede cuidado em razão do teor de álcool. A dica é do produtor Raimundo Rodrigues da Silva, que produz tiquira e fala com conhecimento de causa. "Quando a gente vem da roça com sangue quente, 'toma uma' para esfriar. Quando tá chovendo, 'toma uma' para esquentar. Quem gosta de beber sempre tem uma desculpa", brincou.

G1

Um comentário:

  1. Excelente oportunidade para melhorar o índice de desenvolvimento rural de Urbano Santos - Ma.

    ResponderExcluir

 


 
Luzimar Rodrigues