Social Icons

quinta-feira, 5 de março de 2020

DESAFIO DO SAL PODE AUMENTAR A PRESSÃO ARTERIAL DOS ADOLESCENTES, DIZ MÉDICO


Blog do Alex Ramos
Uma nova moda nas redes sociais tem instigado os adolescentes e preocupado os pais: o desafio do sal. Ele consiste em se gravar enchendo a boca de sal e mostrando a reação — que é de cuspir. A brincadeira de mal gosto pode trazer prejuízos imediatos à saúde de quem participa.
— Quando o consumo ocorre de maneira aguda (muito sal em um curto espaço de tempo) ocorre a hipernatremia hipervolêmica, porque a concentração de sódio no organismo fica muito grande, aumentando a pressão arterial e podendo sobrecarregar o sistema cardiorrespiratório — afirma Ronaldo Gismondi, vice-presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro.
Consumir muito sal de uma hora para a outra pode também pode causar tonturas, desidratação, vômitos, aumenta o risco de coma e pode e até ser fatal.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo diário de sal (de cozinha) deve ser de 5 gramas, o que equivale a uma colher de chá rasa. Tudo o que ultrapassa este limite traz riscos para a saúde.
— Cronicamente, o consumo alto de sal está associado a maior risco a hipertensão arterial, que aumenta o risco de derrame e doença renal crônica — alerta Patricia Santos, professora de nutrição do Centro Universitário IBMR.
Os pais devem ficar atentos ao que os filhos — mesmo adolescentes — veem ou fazem na internet. Caso eles tenham participado do desafio, é indicado levá-los para um pronto socorro.
O que acontece com o corpo
Desequilíbrio
Ingerir uma grande quantidade de sal promove um desequilíbrio osmótico dentro do corpo, pois o sódio faz com que as moléculas de água sejam retiradas de dentro das células
Pressão arterial
Por causa da grande quantidade de água retirada das células do corpo, o sangue aumenta de volume, aumentando a pressão arterial dentro dos vasos sanguíneos, que por sua vez, diminuem de tamanho por perderem água
Problemas renais
São os rins os responsáveis por eliminarem o excesso de sal do nosso organismo. Sempre que há uma grande quantidade, eles ficam sobrecarregados e podem sofrer lesões
Alterações neurológicas
O sal é muito importante para as funções neurológicas, ele possibilita que os impulsos nervosos sejam recebidos pelos músculos e sejam executados. Mas o excesso de sal impacta nesta função e pode provocar confusão, excitabilidade neuromuscular, convulsões ou coma
Na alimentação
O alto consumo de sal na alimentação, ao longo dos anos, pode causa problemas semelhantes aos causados pelo consumo agudo. Por isso, é importante substituir o sal por temperos naturais, evitar o consumo de alimentos industrializados e não colocar o saleiro sobre a mesa durante as refeições.
Do Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Luzimar Rodrigues