Social Icons

quarta-feira, 3 de junho de 2020

SAIBA COMO URBANO SANTOS SE TORNOU REFERÊNCIA NO COMBATE A COVID-19

Blog do Alex Ramos
Entre os 217 municípios maranhenses, está Urbano Santos, que têm se destacado no combate a pandemia proveniente do novo coronavírus. Com a administração da Prefeita Iracema Vale, os índices de tratamento e de recuperados da patologia são animadores, além de excelência no atendimento da equipe de profissionais dedicados da Saúde aos que apresentam sintomas. 
A assessoria de saúde do município informou que “na pandemia muitos pensam em número de infectados e de pessoas que vão a óbito, mas que a preocupação é com todos; e com foco em não ter pessoas doentes, por isso, a luta diária é para evitar o contágio em massa e todas as medidas adotadas tem refletido no casos positivos e em contingente suficiente para não superlotar as unidades de saúde”.
O município adotou medidas inovadoras no início da pandemia e tem monitorado toda a população entre sede e zona rural, aparelhando as equipes de saúde, foram adquiridas 05 cabines de desinfecção e distribuídos EPI's para os profissionais da área, agentes comunitários de saúde(ACS) e guarda municipal. As cabines reduziram a carga viral nas unidades de saúde, tudo acompanhado de testagem; 2.400 testes foram adquiridos para monitorar a população nas áreas de contágio e controlar a disseminação do inimigo invisível, mas que pode ser fatal.


No monitoramento dos sintomáticos as pessoas são imediatamente atendidas e devidamente medicadas conforme os protocolos médicos. Foram adquiridas todas as medicações, como hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina, anticoagulante e as demais prescritas pelos profissionais de saúde. Pessoas sintomáticas são orientadas ao isolamento social.
Houve a distribuição de 40 mil máscaras de casa em casa, medidas preventivas reforçadas com uma equipe de desinfecção permanente para atuar nos logradouros públicos e pelo estabelecimento de 04 barreiras sanitárias, equipadas para controlar as entradas no município.

Para atendimento médico foi acrescentada uma unidade com respirador, desfibrilador e monitor cardíaco para estabilização dos pacientes graves e ainda foram adquiridas duas novas ambulâncias, pois apesar dos esforços o município pertence a baixa complexidade no SUS.

Para reforço da equipe de saúde e valorização dos profissionais da linha de frente foram contratados mais profissionais, como médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, assistente social e foi concedido 40% de insalubridade a todos os profissionais da saúde, incluindo agentes de endemias e agentes comunitários de saúde e 25% de insalubridade para Guarda Municipal.

A meta do município é ter o menor número possível de doentes e atender a população já afetada pela pandemia.

Pelo segundo mês a prefeitura distribuiu 6 mil cestas básicas para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social, financeira e alimentar, reforçando o auxílio emergencial.

Para assessoria da prefeitura “não existe fórmula perfeita, o trabalho é desafiador e a testagem, controle, monitoramento e medicação dos sintomáticos têm se mostrado com excelentes resultados”.
Pelo que consta o grupo político que faz oposição em Urbano Santos/MA tem optado em fazer a baixa política em pleno momento de crise pandêmica, espalhando notícias distorcidas e tentando explorar um momento tão difícil para centenas de famílias.

A assessoria da prefeitura informou que lamenta muito tal atitude e que a gestão responde às baixarias com trabalho planejado, efetivo e com muita transparência, acrescentando que tudo é feito para se combater a pandemia, e que toda ação e recursos usados estão no portal da transparência municipal e credita os comentários da oposição à falta de projetos. Infelizmente, a oposição local, sempre que chega o período de eleições, divulga fake news contra a gestão municipal.

Editado com informações do blog do Alexandre Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues