Social Icons

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

EM URBANO SANTOS, TRADIÇÃO DA FOLIA DE REIS É MANTIDA

  Blog do Alex Ramos

O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido.

A Folia de Reis tem características que não mudam: roupas brilhantes e coloridas, enfeites e músicas. 

Tradicionalmente é uma festa feita exclusivamente por homens, mas com o passar dos anos, essa tradição foi se perdendo para dar passagem às mulheres que queriam entrar na folia.

Uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro, acontece entre primeiro e seis de janeiro.

Em cada casa são recebidos com presentes, comida e bebida, apresentam para os anfitriões a bandeira da Folia, cantam e depois seguem seu caminho até a próxima casa. Foi assim na casa das moradoras da rua Monsenhor Gentil, Professora aposentada Jesus Lopes, e também da Professora Nevinha Ramos.

Na rua São João, quem recebeu a visita foi a dona Francisca Lima e na rua 10 de junho a moradora Deusa Oliveira estava com um lanche diversificado para recepcionar o grupo.

DEUSA OLIVEIRA

A Élida que faz parte do grupo que sai de casa em casa, sempre participa da festa popular de maneira bem ativa, inclusive recebendo com mingau os integrantes em sua residência. 

A tradicional Queima da Lapinha, ou Queimação das palhinhas, muito tradicional no Maranhão, é um ritual centenário que retira as palhas do presépio para queima numa fogueira, simbolizando o início de um novo ciclo, as mudanças e transformações que chegarão no novo ano.

Galeria:



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues