Social Icons

segunda-feira, 1 de março de 2021

Hospitais do Maranhão operam no limite da capacidade e sistema de saúde do estado beira o colapso

 Blog do Alex Ramos

No nordeste do Brasil, no Maranhão, pacientes estão sendo transferidos do interior para São Luís.


Os dois maiores hospitais privados de São Luís estão com 100% dos leitos de terapia intensiva para Covid ocupados – e pacientes na fila de espera.

Na rede pública, a situação também beira o caos. Em Imperatriz, a segunda maior cidade do estado, só havia dois leitos de UTI disponíveis na manhã desta segunda-feira (1°). E pacientes transferidos às pressas para São Luís.


Por causa do aumento das internações, a Defensoria Pública do Maranhão entrou com uma ação na Justiça para que estado e prefeituras adotem o lockdown.


“Só toque de recolher, só suspensão de festas, isso não tem mais efetividade, isso nós pedimos um mês atrás. Hoje, a única forma de se combater esse avanço descontrolado da Covid no Maranhão, na nossa visão, com base na ciência, é o lockdown”, alertou a defensora pública Clarisse Binda.


O governo do Maranhão diz que ainda não é hora de medidas extremas, porque está ampliando leitos, com mais testes e rigor na fiscalização das medidas sanitárias.


Com os hospitais operando no limite, o esforço agora é para salvar os pacientes mais graves. Em uma disputa para uma vaga de UTI.


O vai e vem de ambulâncias mostra a urgência em busca de vagas. Uma manobra entre hospitais para salvar vidas.


O Hospital Universitário cedeu dez leitos de UTI e 20 leitos de enfermaria para socorrer pacientes que deram entrada na rede municipal de saúde – todos em estado grave.


As transferências começaram na sexta-feira (26) - em menos de três dias, 85% das vagas já foram ocupadas.


No fim de semana, a Fiocruz confirmou a presença da variante brasileira no Maranhão. Uma mulher de 35 anos, sem histórico de viagens.


“A situação é de extrema gravidade. A população ainda não percebeu quão grave é a situação no estado”, disse o pesquisador da UFMA Antonio Augusto.


Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues