Social Icons

terça-feira, 1 de junho de 2021

China confirma primeiro contágio humano de cepa da gripe aviária

 Blog do Alex Ramos

O primeiro contágio humano no mundo da cepa H10N3 de gripe aviária foi confirmado nesta terça-feira (1º) pela China. O país, no entanto, classificou como baixo o risco de contaminação entre pessoas. 

A Comissão Nacional de Saúde chinesa (NHC) declarou que um homem de 41 anos deu entrada em um hospital da cidade de Zhenjiang, no leste, apresentando febre no último dia 28 de abril. Um mês depois, o paciente recebeu o diagnóstico de H10N3.

O homem afetado se encontra em condição estável e seus contatos estreitos não registraram "anormalidades", acrescentou a Comissão.

"O risco de uma propagação em grande escala é extremamente baixo", afirmou. 

MORTE

O organismo classificou o H10N3 de pouco patógeno nas aves, com poucas probabilidades de causar morte, ou doenças graves. Segundo a NHC, até agora não se havia registrado no mundo qualquer contágio humano de H10N3.


Na China, foram detectadas várias cepas de gripe aviária em animais, mas em pessoas é pouco comum.

EPIDEMIA

A última epidemia de gripe aviária no gigante asiático foi no final de 2016 e 2017, com o vírus H7N9, que contaminou 1.668 pessoas e causou a morte de 616 desde 2013. O dado é da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Já a Covid-19 foi detectada pela primeira vez em um mercado de comida e animais em Wuhan, no centro do país, no final de 2019. Desde então, deixou mais de 3,5 milhões de mortos no mundo.

Do Diário do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues