Social Icons

quarta-feira, 9 de junho de 2021

URGENTE: CIENTISTA DO GOVERNO CHINÊS REGISTROU PATENTE DA VACINA COVID ANTES DO INÍCIO DA PANDEMIA

 Blog do Alex Ramos

Um cientista militar chinês com ligações com os Estados Unidos, registrou uma patente para uma vacina COVID-19 bem antes de a doença ser declarada uma pandemia global.


Yusen Zhou, que trabalhava para o Exército de Libertação do Povo (PLA), entregou a papelada em nome do partido político chinês em 24 de fevereiro de 2020, de acordo com o jornal The Australian. Essa data foi apenas cinco semanas após a China ter confirmado pela primeira vez a transmissão humana do coronavírus.


Zhou também teria ‘trabalhado em estreita colaboração’ com cientistas do Instituto de Virologia de Wuhan (WIV), incluindo Shi Zhengli – a vice-diretora do laboratório que é famosa por sua pesquisa sobre o coronavírus em morcegos.


O relacionamento deles provavelmente fortalecerá as especulações de que o vírus vazou do laboratório, e que aChina estava ciente que estava se espalhando entre humanos, muito antes de alertar a comunidade internacional.

Zhou morreu misteriosamente menos de três meses depois de registrar a patente. O New York Post afirma que sua morte só foi relatada em uma reportagem da mídia chinesa, apesar de ele ser um dos cientistas mais proeminentes do país.


Zhou já havia trabalhado em pesquisas ligadas a instituições americanas, incluindo a Universidade de Minnesota e o New York Blood Center, informou o jornal.


Nas últimas semanas, muitos dos principais cientistas do mundo fizeram pressão para determinar se o vírus vazou do WIV.


A teoria do vazamento de laboratório foi inicialmente rejeitada por muitos na mídia e comunidades acadêmicas.


O presidente dos EUA, Joe Biden, ordenou na semana passada que as agências de inteligência lançassem uma investigação sobre se o COVID foi, afinal, feito pelo homem.


Mais de uma dúzia de laboratórios nacionais administrados pelo Departamento de Energia receberam ordens de ajudar a comunidade de inteligência em uma corrida de 90 dias para examinar a origem do vírus.


Os laboratórios foram explorados “por causa de sua capacidade de processar grandes quantidades de dados” com seus supercomputadores avançados, disse um funcionário da Casa Branca à CNN.


‘Queremos que a ciência seja uma grande parte disso’, disse o funcionário da Casa Branca à CNN. ‘Vamos usar todos os recursos de nossa inteligência e comunidade científica para tentar chegar ao fundo disso.’


Biden também está pedindo às agências de inteligência dos EUA e aliadas que busquem novas informações que possam esclarecer se a China encobriu um vazamento de laboratório.


O senador Tom Cotton, um republicano do Arkansas, disse que a resposta do governo Biden foi “antes tarde do que nunca, mas longe de ser adequada”.


‘Nossa comunidade de inteligência está analisando isso há 15 meses. Eles fizeram um bom trabalho nisso, mas no final a resposta está nas mãos dos comunistas chineses, não nas pessoas que trabalham para as agências de inteligência americanas ‘, disse ele ao Arkansas Democrat Gazette.


Cotton disse que as autoridades em Pequim não revelaram como a pandemia começou. ‘Devíamos insistir para que eles confessassem, que nos fornecessem uma visão clara e nítida do que estava acontecendo nos laboratórios de Wuhan’, disse ele.


Evidências circunstanciais há muito levantam questões sobre o Instituto de Virologia de Wuhan, onde os pesquisadores eram conhecidos por conduzir experimentos em cepas de coronavírus de morcego, semelhantes ao responsável pelo COVID-19.


A China insistiu cedo e frequentemente que o vírus não vazou do laboratório, alegando que o crossover para humanos deve ter ocorrido em um ‘mercado úmido’ em Wuhan que vendia animais vivos.


Talvez motivados pela animosidade por Donald Trump, que abraçou a teoria do vazamento de laboratório desde o início, a grande mídia e os acadêmicos dos EUA desdenharam a possibilidade, chamando-a de uma teoria da conspiração desequilibrada.


Mas novas evidências, incluindo relatórios de três trabalhadores do laboratório de Wuhan que adoeceram gravemente com sintomas semelhantes aos do COVID em novembro de 2019, forçaram uma reavaliação sóbria entre os céticos.


A frustração com a China aumentou esta semana depois que Pequim disse que não participaria de mais nenhuma investigação da Organização Mundial de Saúde.


Biden repreendeu a China em seu anúncio da nova revisão de inteligência, pedindo aos aliados que ajudem a ‘pressionar a China a participar de uma investigação internacional completa, transparente e baseada em evidências e fornecer acesso a todos os dados e evidências relevantes’.

Fonte: Folha da política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues