Blog do Alex Ramos
Dr. Hilton Gonçalo: Com certeza vocês já ouviram falar do VLT em São Luís?
Mais uma vez quero propor esse debate. Em 2017 tratei pela primeira vez do assunto e na época contei com o apoio do @eduardobraide , hoje prefeito de São Luís e tenho certeza que ele continua sendo um defensor. É fundamental o apoio dele! Portanto vamos tentar tirar do papel esse projeto de um novo transporte ligando São Luís a Bacabeira, Rosário e Santa Rita?
O engenheiro Francisco Soares apresentou um esboço das paradas já existentes onde o VLT poderia passar. Sairia do Tirirical, passando por Aracanga (Maracanã), Piçarra (Pedrinhas) e Mandubé (Estiva), em São Luís. No continente a primeira parada seria em Rosário, onde já existe uma estação pronta e recém-recuperada pelo IPHAN. Logo em seguida três estações finalizariam o percurso – Recurso, Carema e Piruaba – todas em Santa Rita.
A atual linha férrea da TransNordestina não possui parada em Bacabeira, mas pode ser incluída duas estações, uma em Periz de Baixo e outra próxima a sede do município.
Os atuais vagões do VLT teriam capacidade de atender 400 passageiros por hora, tempo estimado para fazer a ligação São Luís – Santa Rita.
Convido os prefeitos @calvetfilho e @fernandagoncalooficial , assim como o @governoma , @sistemafiema , @sebraemaranhao , @mpmaoficial e quem mais estiver interessado em debater esse tema que é tão importante.
Destaco ainda que uma obra como a do VLT é de alcance social e desenvolvimento econômico muito grande. Pois além de atender a população em geral, desafogando a BR-135, melhorando o transporte público, vai beneficiar o turista, uma vez que ao chegar no Aeroporto de São Luís, o visitante poderia parar no Maracanã e conhecer o Parque da Juçara e ir até a entrada da BR-402, que leva até o Parque dos Lençóis Maranhenses.
Vamos em frente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário