Social Icons

terça-feira, 7 de março de 2023

Francisca do São Raimundo: mulher camponesa, militante social, agora Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores (as) Familiares de Urbano Santos-MA

 Blog do Alex Ramos

Uma jovem que primeiramente foi militante das CEBs, mais tarde líder de igreja e Associação Comunitária, depois militante dos Direitos Humanos, hoje presidente eleita do STTR, uma das maiores entidades sociais de Urbano Santos-MA. 

Francisca do São Raimundo é uma mulher simples, guerreira, agricultura, extrativista e militante dos Direitos Humanos. A luta estar em seu sangue e vem desde sua infância como jovem quebradeira de côco para o sustento da família, como extrativista e defensora do meio ambiente em sua comunidade, como líder da Associação dos Trabalhadores Rurais do Povoado São Raimundo em defesa das chapadas, da terra... da Reforma Agrária, como participante do Fórum em Defesa do Baixo Parnaíba, da Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos - SMDH e do Fórum Carajás. Filha de Dona Mariota e Seu José - camponeses autênticos criadores de galinhas, mãe de família... A menina Francisca começara sua história como militante social na região do Baixo Parnaíba nos velhos encontros de comunidades da região, participando ativamente e incansavelmente.

Lembramos que no Encontro de Comunidades do Baixo Parnaíba de 2006, Francisca esteve lá, este encontro foi um dos mais importantes eventos; realizado na Comunidade Quilombola de Bom Sucesso dos Pretos - Mata Roma-MA. Francisca esteve também em tantos outros "Encontros no Baixo Parnaíba-MA" e em outras caravanas e marchas de trabalhadores rurais. E também no Encontro de Militantes em Defesa da Vida em Porto Alegre - RS, sendo desta vez, convidada para participar de uma experiência em Moçambique / África, mas não foi possível a viagem, por motivos de forças maiores. Francisca do São Raimundo, "aluna rebelde das trincheiras em defesa da terra" - foi eleita a terceira mulher Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agriculturas Familiares de Urbano Santos na eleição sindical do dia 07/03/2021, com um número significativo de votos -, dos 1050 eleitores (as) listados (as) nos cadernos de votação, ela teve a maioria de 543 votos válidos depositados em sua pessoa. Sendo a sucessora natural da atual presidente do órgão - Maria Noemia Silva de Sousa, que também desenvolveu um grandioso trabalho durante sua gestão, na base e nos serviços sociais internos do Sindicato, ficando portanto um legado ímpar do trabalho coletivo. Com o empenho dos companheiros e companheiras, apoiadores e apoiadoras, pelo serviço prestado da atual diretoria, recebeu como reconhecimento a maioria dos votos dos associados aptos a votarem e também dos aposentados e pensionistas contribuintes da casa. Sua pasta que ainda representa, antes da posse, marcada para o início de abril é, a Secretaria de Finanças, Formação e Organização Sindical, onde com toda dedicação de quatro anos, prestou relevante trabalho para o desenvolvimento do Sindicato, juntamente com a Presidente Maria Noemia e toda equipe da atual diretoria e conselho deliberativo. 

Como Presidente, pretende desenvolver a Agricultura Familiar, reorganizar as delegacias sindicais, trazer projetos para os homens e mulheres do campo através de parcerias, inclusive com a "Secretaria de Agricultura do Município". Começa agora um árduo trabalho para avançar cada vez mais durante os próximos quatro anos de muito trabalho. Deseja-se sucesso e êxitos, apostando no potencial de luta dessa nova administração Sindical que segue seu curso rumo às boas vitórias e conquistas. Sua palavra é gratidão aos que acreditaram em sua luta e história de vida.


José Antonio Basto

Comunicação: STTR de Urbano Santos-MA.

Março - 2021.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Luzimar Rodrigues