Social Icons

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Novo estudo descobre 4 fatores que tornam uma pessoa mais propensa a trair

 Blog do Alex Ramos 

Pesquisas recentes sobre o que pode provocar a infidelidade descobriram o papel fundamental de reações automáticas do ser humano no sucesso de um relacionamento. Os novos estudos publicados no Journal of Personality and Social Psychology analisaram mais de 100 indivíduos heterossexuais recém-casados durante três anos e meio, testando o instinto de desviar o olhar ao ver uma pessoa atraente e também a desvalorização deste impulso como uma ação consciente e romântica.

Características comuns em pessoas que traem

Dar aquela “espiadinha”

Uma das conclusões tem a ver com o desvio da atenção de um dos parceiros: os pesquisadores perceberam que quanto mais rápido um dos cônjuges afasta o olhar quando nota uma pessoa atraente, menores as chances de infidelidade. Não se permitir querer o que não se pode ter, segundo os estudos, é uma estratégia bastante eficaz para um casamento bem-sucedido.

A explicação é que pessoas que têm mais controle sobre suas ações pensam melhor antes de cometer uma indiscrição. Isso significa que homens e mulheres que têm autocontrole diante de qualquer situação conseguem dominar ainda mais seus impulsos.

Gostar de sexo

Outro fator que indica a predisposição para a infidelidade está na cama. Segundo os desdobramentos da mesma pesquisa, desta vez realizada com 120 recém-casados, pessoas que gostam de sexo e têm uma vida sexual satisfatória estão mais propensas a trair. Parece contraditório, mas os especialistas supõem que se um indivíduo gosta muito de sexo é provável que procure intimidade com outras pessoas além do seu próprio cônjuge.

Número de parceiros sexuais

Seguindo o mesmo raciocínio, quanto mais parceiros sexuais uma pessoa já teve na vida em um curto prazo, maiores a chances de infidelidade. Neste caso, a máxima “meu passado me condena” faz algum sentido, já que não é possível voltar atrás e alterar o número de parceiros sexuais que alguém já teve. Para escapar de futuras armadilhas, uma política de transparência com o atual cônjuge pode ser eficiente e evitar traições.

Atração por outras pessoas

Outro fator que contribui com as chances de traição está na beleza da parceria: o aumento no grau de atração física foi associado à diminuição nas chances de infidelidade entre os homens. Curiosamente, não das mulheres – elas buscam outros atributos para trair efetivamente.


Fonte: Vix

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Luzimar Rodrigues