Blog do Alex Ramos
Quando se pensa em garimpo ilegal no Brasil, extração de ouro é a primeira coisa a vir à mente. Mas a busca dos garimpeiros ilegais por outro material, a cassiterita, tem se tornado cada vez maior, sobretudo em Roraima, na vulnerável Terra Indígena Ianomâmi, onde já há anos várias dessas quadrilhas têm conseguido obter em abundância a rocha, que é minerada e exportada ilegalmente com uso de notas frias.
Nesta segunda-feira, o cantor Alexandre Pires foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal na Operação Disco de Ouro, suspeito de envolvimento com uma organização criminosa especializada justamente na exploração do "ouro negro", como é conhecido no mercado clandestino.
A cassiterita é a principal fonte para se obter o estanho, metal nobre que é usado na fabricação de smartphones e tablets, por exemplo, que contam com o elemento na composição do material da tela, e internamente nas placas de circuitos eletrônicos.
O estanho compõe ainda o revestimento interno de enlatados, é parte na fabricação de fungicidas e usado na indústria para formar ligas, como bronze, latão e soldas. A tonelada no mercado internacional já superou os US$ 40 mil — quase R$ 200 mil.
Fonte: Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário