Social Icons

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

MAIS DE 120 PRESOS NÃO RETORNARAM APÓS SAÍDA TEMPORÁRIA NO MARANHÃO

 Blog do Alex Ramos 

A Secretaria de Administração Penitenciária divulgou preocupantes estatísticas referentes às saídas temporárias concedidas durante o ano de 2023 na Grande Ilha de São Luís. Dos 3.079 internos do Complexo Penitenciário São Luís beneficiados com o direito, mais de 120 tornaram-se foragidos, revelando uma preocupante taxa de não retorno.

De acordo com a confirmação oficial, apenas 2.910 dos beneficiados retornaram às unidades prisionais, deixando um saldo de 169 foragidos da justiça. Surpreendentemente, apenas 47 destes foram recapturados até o momento.

A saída temporária, amparada pela Lei de Execuções Penais (Lei 7.210/84), nos artigos 122 ao 125, é concedida a condenados cumprindo pena em regime semiaberto, abrangendo penas entre quatro e oito anos. O benefício é programado ao longo do ano em cinco datas específicas: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.

No feriado da Páscoa, 787 internos foram beneficiados, mas 30 não retornaram, marcando o início do alarmante padrão que se manteve durante o ano. Na última saída temporária do ano, 770 detentos foram contemplados com o benefício, elevando as preocupações em relação à segurança pública na região.

O desafio das autoridades agora é lidar com a crescente quantidade de foragidos e reforçar as medidas de recaptura, visando a segurança da população diante desse cenário crítico.

Fonte: Blog do Castro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Luzimar Rodrigues