Social Icons

domingo, 27 de abril de 2025

Grupos de Bumba Meu Boi do Maranhão se apresentam no Rio

 Blog do Alex Ramos 

Os grupos de Bumba Meu Boi Maracanã e Sonhos do Maranhão se apresentaram neste domingo (27) na Feira de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro, para divulgar a manifestação artística.

As festividades do São João começam no estado nordestino no dia 4 de maio e vão até o último dia de julho.

Considerada patrimônio imaterial do Brasil, a manifestação tem origens indefinidas, mas elementos culturais africanos e europeus, introduzidos principalmente por meio da religiosidade, segundo a Secretaria de Turismo do Maranhão.

Nas comunidades que fazem a brincadeira, as celebrações e o trabalho em torno da festa duram praticamente o ano inteiro. Um dos desafios é preparar o couro do boi, revestimento de camurça belamente decorado com canutilhos que recobrem o corpo do animal, pois é de bom tom que seja renovado a cada temporada.

Mas é durante os festejos juninos que ele reina absoluto, arrastando multidões. No Bumba Meu Boi do Maranhão, a variedade de sotaques, ou ritmos, faz a diferença. 

O secretário estadual de Cultura do Maranhão, Yuri Arruda, disse que este ano o governo trouxe um pouco para o Rio do gostinho da cultura maranhense.

"São 90 dias de festa em todos os cantos do estado. O Maranhão sofre influências de várias regiões. É uma cultura muito diversa. Temos Bumba Meu Boi, quadrilha, forró pé de serra, dança do coco, dança portuguesa. É uma infinidade de danças". 

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues