Blog do Alex Ramos
Alunos 3° ano ensino médio(foto: blog do Alex Ramos) |
Presente de
maneira extremamente significativa na vida de crianças, adolescentes e jovens,
o celular já se tornou um item inseparável e companheiro em praticamente todas
as atividades diárias, inclusive na hora dos estudos.
As discussões sobre o tema seguem caminhos diferentes. Enquanto
alguns professores acreditam que os celulares podem tumultuar o comportamento
em sala de aula, outros profissionais olham para questão de forma mais sensata
e abrangente.
O tema não é
novo e o debate sobre o uso dos celulares no ambiente escolar tem gerado
posicionamentos bastante divergentes.
A educadora Laudiana Lima, se manifesta sob o tema.
"Como sou professora de língua inglesa é permitido quando necessário, exemplo para ajudar na hora de traduzir um texto, esclarece", justifica a professora Laudiana.
A educadora Laudiana Lima, se manifesta sob o tema.
"Como sou professora de língua inglesa é permitido quando necessário, exemplo para ajudar na hora de traduzir um texto, esclarece", justifica a professora Laudiana.
Apesar de proibido na maior parte das salas de aula pelos educadores, o
uso do celular em atividades pedagógicas cresce ano a ano e muitos educandos
permitem o uso do celular para fazer algumas atividades escolares, mas com
algumas ressalvas.
"Permito quando necessário, ainda prefiro meus estudantes aprendendo a moda antiga,mas não podemos abrir mão da tecnologia", explica a professora Rosa Maria.
"Permito quando necessário, ainda prefiro meus estudantes aprendendo a moda antiga,mas não podemos abrir mão da tecnologia", explica a professora Rosa Maria.
A Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias
de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Educação 2017), mostra
que o percentual de professores que utilizam o celular para desenvolver
atividades com os alunos passou de 39% em 2015 para 56% em 2017. O aumento
aconteceu tanto nas escolas públicas, onde o percentual passou de 36% para 53%,
quanto nas particulares, crescendo de 46% para 69%.
Os estudantes fazem questão de expressarem suas opiniões em relação ao tema.
"O celular atrapalha quando é utilizado de maneira indiscrimada, ou seja, não pedagógica", esclarece a estudante Natália Carmina.
Os estudantes fazem questão de expressarem suas opiniões em relação ao tema.
"O celular atrapalha quando é utilizado de maneira indiscrimada, ou seja, não pedagógica", esclarece a estudante Natália Carmina.
A estudante Luciana Gama, 3° ano, também nos
conta se é ou não favorável ao uso do aparelho durante a aula.
"Sou favorável quando usado de maneira consciente com supervisão e orientação do professor, ninguém pode levar o celular e ficar perdendo tempo nas redes sociais, nessa circunstância não há aprendizado", diz a aluna Luciana.
"Sou favorável quando usado de maneira consciente com supervisão e orientação do professor, ninguém pode levar o celular e ficar perdendo tempo nas redes sociais, nessa circunstância não há aprendizado", diz a aluna Luciana.
A diretora Eliete Rodrigues, destaca o uso da tecnologia no âmbito escolar.
"Nas reuniões com o professorado, ficamos atentos ao uso do aparelho celular dentro da sala; a tecnologia é algo real, não podemos nos furtar a ela, por isso, a defendemos quando for relevante a integração de tais inovações tecnológicas como ferramentas educativas", destaca a diretora.
Pesquisa
A pesquisa foi
feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro
Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação
(Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Agradecemos a colaboração da direção, estudantes e professores do CEMA, pelas entrevistas.
Agradecemos a colaboração da direção, estudantes e professores do CEMA, pelas entrevistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário