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sábado, 15 de setembro de 2018

EM SANTA RITA, ALUNOS, PROFESSORES E DIREÇÃO FALAM DA IMPORTÂNCIA OU NÃO, DO USO DO CELULAR EM SALA DE AULA


Blog do Alex Ramos
Alunos 3° ano ensino médio(foto: blog do Alex Ramos)
Presente de maneira extremamente significativa na vida de crianças, adolescentes e jovens, o celular já se tornou um item inseparável e companheiro em praticamente todas as atividades diárias, inclusive na hora dos estudos.

As discussões sobre o tema seguem caminhos diferentes. Enquanto alguns professores acreditam que os celulares podem tumultuar o comportamento em sala de aula, outros profissionais olham para questão de forma mais sensata e abrangente.

O tema não é novo e o debate sobre o uso dos celulares no ambiente escolar tem gerado posicionamentos bastante divergentes. 

A educadora Laudiana Lima, se manifesta sob o tema.

"Como sou professora de língua inglesa  é permitido quando necessário, exemplo para ajudar na hora de traduzir um texto, esclarece", justifica a professora  Laudiana. 

Apesar de proibido na maior parte das salas de aula pelos educadores, o uso do celular em atividades pedagógicas cresce ano a ano e muitos educandos permitem o uso do celular para fazer algumas atividades escolares, mas com algumas ressalvas. 

"Permito quando necessário, ainda prefiro meus estudantes  aprendendo a moda antiga,mas não podemos abrir mão da tecnologia", explica a professora Rosa Maria.

A Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Educação 2017), mostra que o percentual de professores que utilizam o celular para desenvolver atividades com os alunos passou de 39% em 2015 para 56% em 2017. O aumento aconteceu tanto nas escolas públicas, onde o percentual passou de 36% para 53%, quanto nas particulares, crescendo de 46% para 69%. 


Os estudantes fazem questão de expressarem suas opiniões em relação ao tema. 

"O celular atrapalha quando é utilizado de maneira indiscrimada, ou seja, não pedagógica", esclarece a estudante Natália Carmina.

A estudante Luciana Gama, 3° ano, também nos conta se é ou não favorável ao uso do aparelho durante a aula.  

"Sou favorável quando usado de maneira consciente com supervisão e orientação do professor, ninguém pode levar o celular e ficar perdendo tempo nas redes sociais, nessa circunstância não há aprendizado", diz a aluna Luciana.

A diretora Eliete Rodrigues, destaca o uso da tecnologia no âmbito escolar.

"Nas reuniões com o professorado, ficamos atentos ao uso do aparelho celular dentro da sala; a tecnologia é algo real, não podemos nos furtar a ela, por isso, a defendemos quando for relevante a integração de tais inovações tecnológicas como ferramentas educativas", destaca a diretora.

Pesquisa

A pesquisa foi feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Agradecemos a colaboração da direção, estudantes e professores do CEMA, pelas entrevistas.

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Luzimar Rodrigues