Blog do Alex Ramos
Oito anos atrás o Maranhão, em especial o município de Bacabeira, vivia com bastante entusiasmo a concretização de um projeto audacioso que impactaria positivamente o desenvolvimento social da região com a instalação da Refinaria Premium I da Petrobras que geraria cerca de 25 mil empregados no auge das obras.
O então presidente Lula, a Ministra da casa civil Dilma Rousseff, governadora Roseana Sarney, Senador Edison Lobão, José Sarney dentre outros nomes da política maranhense e brasileira estavam presentes no exato local em que seria implantado o gigantesco projeto.
Naquele ano de 2010, se pregava o progresso desenvolvimentista das regiões mais pobres do país, além de romper o atrazo das cidades menos abastadas impregnadas pelo forte poder especulativo financeiro.
Muitas pessoas investiram em seu entorno, a final se tratava da maior refinaria da América Latina que, como já sabemos não saiu do papel, mas resultados deprimentes e frustrados ficaram na área- alteração profunda na geografia e ecossistemas, dívidas significativas de pequenos empreendedores, trabalhadores desempregados, estrutura deficitária e demais problemas sociais deixaram todos "a ver navios".
O ano de 2010, de fato permanece na história do Brasil, do Estado e do Município como mais uma estratégia desse lado falido e putrificada da política nacional que afeta diretamente a população que não tem suas reivindicações atendidas.
Se não tivesse ficada apenas nas palavras a refinaria estaria funcionando desde 2016. O curioso é que ainda fora investido cerca de R$ 1,6 BILHÕES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário