Social Icons

terça-feira, 5 de junho de 2018

REDUÇÃO DE FUMANTES CHEGA A 36% EM UMA DÉCADA


Blog do Alex Ramos
médico Lobão Filho
A proporção de fumantes na população adulta brasileira caiu de 15,7% para 10,1% entre 2006 e 2017, uma redução de 36%, mostra pesquisa feita pelo Ministério da Saúde com moradores das 26 capitais de estados e do Distrito Federal.

Em 2016, a fatia de adultos que fumava no país era de 10,2%. Um ano mais tarde, houve queda de apenas 0,1 ponto percentual. Quando separada por gênero, a prevalência de fumantes em 2017 é maior entre homens (13,2%) do que mulheres (7,5%), mas todos os dependentes químicos se tornam vulneráveis devido a uma substância contida no tabaco com forme explica o médico Lobão Filho.

“A nicotina é tão viciante por um simples fator, um engenheiro químico conseguiu produzir um hormônio que o corpo humano tem por natureza que é justamente a nicotina; o tabaco é uma droga lícita permitida por lei o seu consumo para adultos que, é muito difícil de se abandonar e que ainda trás inúmeros prejuízos para a saúde das pessoas”, afirma o médico.

A pesquisa também mostrou que as capitais do país com maior prevalência de fumantes são Curitiba (15,6%), São Paulo (14,2%) e Porto Alegre (12,5%). Salvador, por sua vez, foi a capital com menor prevalência de adultos que fumam (4,1%).

O Sistema Único de Saúde (SUS) também passou a oferecer tratamento gratuito para fumantes. Para isso, a população deve procurar postos de saúde ou a Secretaria de Saúde do município para ter informações sobre locais e horários de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues