Social Icons

terça-feira, 19 de junho de 2018

Transexualidade não é mais considerada doença mental pela OMS

Blog do Alex Ramos
Resultado de imagem para transexaulidade não é mais doença
A OMS divulgou nessa segunda-feira (18) a 11ª revisão de seu manual de classificação de doenças, a CID-11. A última versão, a CID-10, havia sido publicada 18 anos atrás.
Um dos destaques do novo documento é a remoção datransexualidade da lista de doenças e transtornos mentais, categoria que inclui a esquizofrenia, síndrome do pânico e anorexia, por exemplo. 
"Nós entendemos que a incongruência de gênero não é um transtorno mental e classificá-la desta maneira estava causando um estigma", disse a coordenadora da equipe de Adolescentes e Populações de Risco da agência, Lale Day.
A incongruência de gênero, nome atribuído pela organização, foi movida para um novo capítulo da CID-11, o de condições relacionadas à saúde sexual, que abriga disfunção erétil e anorgasmia, por exemplo.
O raciocínio é que, embora ela não seja mais considerada um transtorno mental, ainda é necessário garantir o acesso das pessoas trans ao sistema de saúde. "Em termos de acesso à saúde, não esperamos grandes mudanças, pois essa categoria ainda terá um lugar na CID. Na verdade, a mudança deve melhorar as condições dos indivíduos que buscam ajuda", explica Lale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues