Social Icons

domingo, 27 de janeiro de 2019

Ministério Público recomenda à Vale plano de resgate de animais em Brumadinho

Blog do Alex Ramos 
O Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MP-MG) recomendou à mineradora Vale que, ainda na tarde deste domingo (27), seja elaborado um plano emergencial de localização, resgate e cuidado dos animais atingidos pelo derramamento da lama de rejeitos da mina do Córrego do Feijão, que se rompeu na sexta-feira (25), em Brumadinho(MG).
De acordo com MP-MG, o plano de resgate deve ser assinado por profissional habilitado e submetido ao Comando da Operação de Resgate, que reúne o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do estado.
O plano deve prever a composição de equipe técnica qualificada para realizar ações de busca, resgate e cuidados de animais, além da disponibilização de equipamentos, maquinários, veículos aéreos ou terrestres e de suprimentos necessários.
© Washington Alves/Reuters
A medida também estabelece que o plano preveja um diagnóstico das áreas atingidas para identificar e contabilizar animais isolados, especialmente por meio de sobrevoo da área. A equipe deve ser acompanhada por um técnico do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e outro indicado pelo MP-MG.
O plano deve incluir, ainda, entrevistas com os moradores da área atingida para identificar seus animais domésticos, apontando espécies e possível localização. A recomendação estabelece que a Vale se responsabilize pela alimentação e pelos cuidados veterinários de animais cujo resgate não for tecnicamente recomendável, com as devidas justificativas.
O MP-MG requisitou o envio de relatórios diários, durante uma semana, sobre as medidas adotadas em prol dos animais impactados. Após esse período, o prazo para envio dos relatórios poderá ser revisto.
A reportagem procurou a Vale e aguarda retorno sobre as medidas a serem adotadas.

Por MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues