Social Icons

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

EM BACABEIRA, POPULAÇÃO SE REÚNE E ABATE BÚFALOS NOS CAMPOS NATURAIS COMO FORMA DE PROTESTO

Blog do Alex Ramos
Moradores da Comunidade Zé Pedro, zona rural de Bacabeira, protestaram contra o aumento na criação de búfalos nos campos naturais que compreende o povoado. Para chamar atenção das autoridades, três animais foram abatidos na manhã do último domingo (24), por um grupo de manifestantes que exigem o fim dessa atividade explorada por fazendeiros que buscam a cada dia novas áreas para expansão dos rebanhos.

A carne dos animais foi levada para delegacia de polícia civil da cidade, a fim de que seja tomada alguma providência quanto ao problema. Segundo integrantes do movimento, os búfalos estão causando sérias consequências para o ecossistema, além de efeitos econômicos e sociais aos trabalhadores rurais que vivem na região, visto que os proprietários deixam os animais soltos no local e só recolhem para o abate.
O presidente da associação dos criadores do município, Claudionor Lima Dessa, se posicionou contra a atitude dos criadores em manter os animais soltos. Ele acrescentou que o ideal seria permanecer com os bichos presos em cercados, lembrando que já havia avisado para um possível conflito.

A presidente da união de moradores de Zé Pedro, Célia Rocha, explicou que um decreto assinando pelo ex-governador Edson Lobão, prevê a retirada de cercas e búfalos dos campos naturais, o que não está sendo cumprido pelos criadores. Ainda segundo ela, um boletim de ocorrência foi registrado e uma audiência entre as partes envolvidas está marcada para acontecer no início da próxima semana. O objetivo é por fim ao impasse.

Do blog do Cristiano Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues