Social Icons

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

ENCERRAMENTO DA I JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM SANTA RITA – MA

Blog do Alex Ramos
A jornada multidisciplinar de educação especial e inclusiva fechou o seu ciclo ontem (2) firmando-se como um sucesso e carimbamdo seu espaço  no calendário  educacional do município com a participação maciça dos professores, gestores e comunidade geral que se envolveu nesse projeto inovador e de grande valia para todos.

Na contemporaneidade, muito se fala em equidade, e pensar de maneira inclusiva faz-se necessário para que este ideal saia do campo utópico  e passe a pertencer de fato a nosso cotidiano, e notamos nesses 3 dias que a comunidade santarritense está preparada para isso e anseia veementemente por esse momento onde se pode perceber com o envolvimento nas discussões  e palestras.
O terceiro dia foi divido em dois momentos, sendo  que pela manhã, as palestrantes foram as terapeutas ocupacionais: Farah Mendes e Janaynna Póvoas que falaram um pouco sobre o processamento sensorial da criança autista e as estratégias para aprendizagem. Pela tarde, foi a vez da professora Sandreliza Mota que falou sobre Altas habilidades/super dotação e finalizou com a professora  Marilda Rosa, que contagiou à todos com seu grande carisma e pôde compartilhar também dos seus conhecimentos falando um pouco sobre a formação e desafios à prática docente.

Como símbolo  de que as pessoas com deficiência  são imbatíveis  na superação  de limites, o aluno  da rede municipal de ensino de Santa Rita, Carlinhos, esteve na jornada onde recebeu mais uma vez a justa homenagem por seu incrível desempenho nos jogos escolares de 2018.

Durante todo o dia, houve  uma extensa programação cultural com apresentação da dança da peneira da escola Padroeira Santa Rita, o boi  mimo do Sossego e o encerramento oficial ficou por conta do Boi de Cofo do quilombo Vila Fé em Deus, que com suas lindas toadas e coreografias, contagiou a plateia que dançou junto  em clima de absoluto envolvimento com essa manifestação cultural.

Em parceria com a SEMDES, houve também  uma ação social que beneficiou a comunidade com aferição  de pressão, glicemia, imunização, consultas médicas e acompanhamento nutricional alem de serviços  como retirada e atualização dos cartões do SUS e Bolsa Família.

“O sentimento com certeza é de muita alegria e de missão cumprida, pois um evento desta envergadura é um sonho que não foi sonhado só por mim, mas por toda a equipe que empenhou-se sem medir esforços para que tudo saísse como planejado. Essa jornada é mais um resultado positivo dos investimentos da gestão atual, que vem mostrando que é através da educação que se pode ir mais longe.” – Pontuou o Secretário Paullo Márcio, com um olhar sensível e sempre atento  com a formação  continuada docente e comprometido com a comunidade, marcas pertinentes à gestão  do Dr.Hilton Gonçalo  onde externa seu mais profundo agradecimento.

Da SEMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues