Social Icons

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO DE COMBATE A FURTO DE TORRES DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA NO MA


Blog do Alex Ramos
A Polícia Civil do Maranhão realizou nesta quinta-feira (24), em conjunto com a Polícia Civil de Minas e mais cinco estados uma operação de combate a um grupo criminoso suspeito de furtar torres de transmissão de energia dos sistemas de geração de energia do país.
No Maranhão, a polícia cumpriu 19 mandados de busca e apreensão em diversos municípios do interior do estado. No total, foram 31 mandados de busca e apreensão distribuídos ainda nos estados de Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Alagoas e Piauí. Mais de 150 policiais civis foram mobilizados na ação.
Segundo a polícia, as investigações se iniciaram em Presidente Olegário, em Minas Gerais, quando em meados de março de 2019 indivíduos derrubaram torres de transmissão do sistema de energia nacional que estavam sendo instaladas pela empresa XPTT Brasil Construção de Sistema de Energia Ltda. e após a queda subtraíram centenas de metros de cabos de alumínio condutores de eletricidade, vindo a atrasar a obra de ligação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, com o Sistema Nacional de Energia, prejudicando todo o sistema elétrico nacional.
A partir de então a polícia identificou uma rede de suspeitos que estavam furtando uma grande quantidade de cabos e equipamentos através da derrubada de torres de transmissão. Durante as investigações, a polícia conseguiu recuperar quase 300 kg de cabos de alumínio para condução elétrica de alta tensão em uma única diligência.
A ação da Polícia Civil visou, além de coletar mais provas para identificar os envolvidos, prevenir que tais atos continuem a ocorrer em toda a linha de transmissão que liga a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e outras ao Sistema Nacional de Energia, uma vez que o risco de apagão em todo o país é iminente com a prática de tais delitos.


Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues