Social Icons

sábado, 29 de fevereiro de 2020

GOVERNO SUSPENDE EXPOSIÇÃO QUE TRAZ VIRGEM MARIA COM ÓRGÃO MASCULINO

Blog do Alex Ramos
 Obra polêmica traz os dizeres 'Deus acima de tudo, gozando acima de todos' Foto: Guito Moreto / Agência O Globo

A exposição "Todxs xs santxs - renomeado - #eunãosoudespesa", que estava em cartaz no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no Centro do Rio, foi suspensa pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) nesta sexta-feira (28). A decisão veio após o deputado estadual Márcio Gualberto e a deputada federal Chris Tonietto, ambos do PSL do Rio, uma notícia-crime denunciando a exposição na última quinta-feira.
A ação dos parlamentares foi registrada na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e teve como alvo o artista plástico Órion Lalli, autor da exposição.
Por nota, a SMC afirma que manterá a suspensão enquanto a queixa estiver em tramitação e respeitará o processo legal, aguardando a decisão judicial. Diz ainda que "reafirma seu compromisso com o respeito constitucional à liberdade religiosa e a todas as crenças" e que "nossos equipamentos abrigam manifestações culturais de todas as linguagens e estilos, sendo um dos nossos pilares o respeito à liberdade artística".

Polêmica

A polêmica foi causada em razão de uma das peças expostas na mostra LAVRA 2020 trazer uma imagem da Virgem Maria com um seio nu e um órgão masculino, e a inscrição "Deus acima de tudo, gozando acima de todos". Para os parlamentares, a exposição representa vilipêndio ao sentimento religioso, crime expresso no artigo 208 do Código Penal.
O deputado Márcio Gualberto afirma que, além da Polícia Civil, o Ministério Público do Rio (MPRJ) também foi notificado. Nas redes sociais, ele classificou a suspensão como uma "vitória do bom senso" e que a referida obra é "blasfema, desrespeitosa, ofensiva contra o cristianismo e a fé católica".
No último domingo, o secretário municipal de Cultura do Rio, Adolpho Konder, publicou um vídeo nas redes sociais afirmando não "admitir nada que promova intolerância e ofensa ao sentimento religioso de qualquer credo".

 Do Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues