Social Icons

quarta-feira, 1 de abril de 2020

EM ROSÁRIO, PEDROSA FILHO REIVINDICA REVITALIZAÇÃO DO FORTE DE VERA CRUZ


 Blog do Alex Ramos

As margens do imponente Rio Itapecuru, nasceu a cidade de Rosário em 1620, lugar que atualmente é porta do maior corredor turístico da América Latina, uma vez que, dá acesso aos Lençóis Maranhenses, local privilegiado por suas belezas naturais que encanta o mundo.
Dessa forma o Forte de Vera Cruz que é marco da fundação da Cidade é alvo de mais um aguerrido projeto de lei do vereador Pedrosa Filho que, de modo incansável leva a câmara dos vereadores sucessivas propostas de melhoria da vida do cidadão Rosariense. Pedrosa tem se preocupado com o futuro dessa cidade que é histórica sem esquecer do seu passado glorioso. Com esse objetivo se define em projeto de lei que o Forte de Vera Cruz se torne um museu que concentre o patrimônio histórico de Rosário para perpetuar as origens e artefatos que identifiquem de onde vieram e como chegaram os pioneiros e desbravadores dessa rica terra que hoje faz parte da região metropolitana de São Luís.
Segundo o parlamentar; o objetivo é sensibilizar o Governo Federal, Estadual e Municipal, para participar da revitalização do aludido patrimônio histórico, visto que Rosário nasceu no anos 20 do século VII à margem esquerda da foz do Rio Itapecuru, com a construção do Forte Vera Cruz no litoral do Estado brasileiro.
“Estamos a caminho do 4º centenário de existência que acontecerá no próximo dia 06 de abril do fluente ano, onde estaremos comemorando 400 anos de história e 106 anos de emancipação política, o tempo urge no que tange à necessidade do resgate da cultura e da valorização da nossa história, colocando Rosário no roteiro turístico do nosso Estado e País e para isso o Município precisa urgentemente de amplo investimento em políticas públicas de turismo, ferramenta indispensável para impulsionar o desenvolvimento social”, declarou o vereador NECÓ. 
Vereador Pedrosa Filho
Rosário está localizada numa área estratégica a 60 km da capital maranhense, com população acima de 40.000 habitantes; cidade portal dos Lençóis Maranhenses, maior corredor turístico da América Latina, diante da importância do Município para o Estado no que se refere ao desenvolvimento industrial e o fabuloso potencial turístico, cultural, folclórico e patrimonial, necessita, portanto, urgentemente da revitalização da Igreja matriz do Município de Rosário – MA, que existe há mais de 300 anos, onde são realizados os Festejos de São Benedito e a nossa Padroeira Nossa Senhora do Rosário. 
O patrimônio arquitetônico histórico de uma cidade faz parte da origem do povo, tendo em vista que narra a história dos antepassados e consolida a raiz cultural da população.
Finalmente, a revitalização do forte de Vera Cruz é um anseio antigo da população rosariense, que orgulha-se de fazer parte da história do Brasil por conta das batalhas que foram travadas em território rosariense que proporcionaram vitórias significativas para o nosso povo, e que deve ser valorizado e divulgado em todo o Brasil, tendo influência de portugueses, franceses e holandeses, no contexto de sua vasta história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues