Social Icons

sexta-feira, 22 de maio de 2020

MAIS 10 MUNICÍPIOS RECEBEM CAMINHÕES PARA PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Blog do Alex Ramos
A política de segurança alimentar está cada vez mais fortalecida no Maranhão, mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Mais 10 caminhões foram entregues aos municípios pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), nesta quarta-feira (20). No total, 16 caminhões estão sendo destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos modalidade mista, fruto de convênio realizado com o Governo Federal em 2018. 

Para o secretário da Sedes, Márcio Honaiser, a alimentação de qualidade e o apoio aos pequenos produtores é primordial em tempos de crise sanitária e econômica. 

“Uma das nossas prioridades é reverter o quadro de insegurança alimentar que ainda é uma triste realidade do nosso estado. Estamos na luta com a expansão da rede de restaurantes populares, aumento da quantidade de refeições ofertadas, distribuição de leite para famílias de baixa renda e entidades filantrópicas, e agora, caminhões que auxiliarão no transporte e comercialização dos produtos dos agricultores familiares, movimentando a economia local e proporcionando alimentação de qualidade à população”, pontuou o secretário.

Os veículos auxiliarão no transporte de produtos oriundos da agricultura familiar dos municípios adesos ao PAA modalidade mista, programa que tem a finalidade de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Lagoa Grande do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Arari, Bequimão, Governador Newton Belo, Junco do Maranhão, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Matões, Pastos Bons e Santa Helena já foram os contemplados. Os demais receberão nas próximas semanas. 

O prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, Aleandro Passarinho, agradeceu ao Governo do Estado pelo veículo que auxiliará a compra dos alimentos produzidos pelos pequenos produtores.
“Nossa cidade possui muitos agricultores familiares que enfrentam dificuldade na hora de vender sua produção. Por isso o caminhão chegou em boa hora, porque vamos transportar os alimentos até a cidade para atender todo o município, beneficiando pessoas em vulnerabilidade social, escolas públicas e entidades filantrópicas”, disse o prefeito. 

Os caminhões foram adquiridos através de um convênio com aporte de R$ 3,4 milhões, firmado com o Ministério da Cidadania e o Governo do Maranhão no ano de 2018. A aquisição fortalecerá o PAA modalidade mista, programa que compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Luzimar Rodrigues