Social Icons

terça-feira, 21 de julho de 2020

Santa Rita: Lixão é desativado pela prefeitura

Blog do Alex Ramos
A Prefeitura de Santa Rita concluiu no último sábado (18), a desativação do “lixão” municipal que por muitos anos na região dos Bandas, próximo ao povoado Fé em Deus. A partir de agora, todos resíduos sólidos coletados pelo serviço de coleta diária serão levados para o Aterro Sanitário de Titara no município de Rosário, o qual é gerido pelo Governo do Maranhão.

Ao desativar o “Lixão” dos Bandas, a Prefeitura de Santa Rita cumpre a atual legislação de manejo dos resíduos sólidos. O prefeito Hilton Gonçalo iniciou o processo com bastante antecedência do prazo final. A Polícia Nacional de Resíduos Sólidos determina que os municípios com menos de 50 mil habitantes tem até 31 de julho de 2021, para desativar os lixões.

Com quase 40 mil habitantes, Santa Rita produz quase 100 mil toneladas de lixo por mês e essa era uma antiga preocupação do gestor Hilton Gonçalo, o que fazer com essa quantidade de resíduos. Através do convênio com o governo do Maranhão, a Prefeitura agora irá levar até o Aterro Sanitário de Titara todo lixo coletado na cidade e povoados.

Agora a ideia da Prefeitura de Santa Rita é iniciar o processo de urbanização do antigo “Lixão” dos Bandas. Primeiro está sendo feito um processo de tratamento do solo para evitar qualquer contaminação e/ou risco a pessoas que transitarem na região. Depois desse processo, Hilton Gonçalo irá anunciar quais medidas tomará na região.

Do Munim conectado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues