Social Icons

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Governo do Maranhão volta atrás e decide não suspender pequenos eventos

 Blog do Alex Ramos


Após divulgar a suspensão de eventos de pequeno porte em todo o Maranhãoo governo estadual voltou atrás e disse que não tomará mais a medida. Em uma postagem nas redes sociais, o secretário de Saúde, Carlos Lula, disse que a decisão foi tomada diante de manifestações do segmentos de eventos.

"Dialogaremos com os envolvidos e o Ministério Público ao longo da semana para deliberar sobre o assunto", disse o secretário.

A suspensão dos eventos de pequeno estaria valendo a partir desta terça-feira (26) e duraria 14 dias, como forma de conter o avanço da pandemia de Covid-19. Nesta segunda (25), a ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid na Grande São Luís chegou a 82% e 93% em Imperatriz.

Outras medidas anunciadas nesta segunda-feira:

  • O aumento da oferta de leitos em hospitais de referência do estado para pacientes com Covid-19;
  • Suspensão, por duas semanas, até 50% da capacidade, as cirurgias e consultas eletivas na rede estadual de saúde.

Aumento de leitos

Por conta do aumento no número de internações em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), serão implementados novos leitos para pacientes com Covid-19 em hospitais de referência para a doença em São Luís e em municípios do interior do estado.

Carlos Lula explicou que o aumento no número de leitos é resultado do crescimento elevado nas taxas de ocupação. Segundo o secretário, os números registrado nos últimos dias no estado, é semelhante aos que foram notificados durante o mês de junho de 2020, período crítico da pandemia no Maranhão.

"Nas últimas semanas tivemos uma aceleração muito grande no número de internações, muito grande mesmo, considerável. Então, as cidades de São Luís, Santa Inês, Pinheiro, Balsas e Imperatriz atingiram taxas críticas de ocupação de seus leitos, o que a gente não via há muito tempo. Os dados da regulação de leitos apontam que o número de leitos solicitados, seja de enfermaria ou seja de UTI, remete a dados que tínhamos no mês de junho do ano passado. Então, de fato, tivemos um crescimento no número de casos", disse Lula.

Em São Luís, o Hospital Dr. Carlos Macieira vai voltar a atender casos exclusivos de internação para o novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde agosto, a unidade tinha 11 leitos de UTI para a doença e por conta do aumento de internações, o hospital chegou a 60 leitos exclusivos para a Covid-19.

Serão inaugurados, em 1º de fevereiro, mais 50 leitos no Hospital Aquiles Lisboa, no bairro Vila Nova. Já em Imperatriz, vão ser abertos mais 11 leitos no Hospital Macrorregional a partir de terça-feira (26). E a partir de terça, o Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá, no interior do estado, vai passar a receber pacientes com Covid-19 vindos de Pinheiro e Santa Inês.

Atendimento de casos de Covid-19

A secretaria também anunciou uma mudança, a partir dessa terça-feira (26), no sistema da rede de atendimento aos pacientes com Covid-19, para conseguir atender a demanda da procura pelos serviços de saúde.


Na Grande Ilha de São Luís, as unidades mistas e Unidades Básicas de Saúde (UBS), vão continuar atendendo casos leves de Covid-19 e os hospitais do estado, devem atender casos moderados a grave. Veja como deve ficar:


UPA do Parque Vitória e Vinhais: passam a ser exclusivas para atendimento de pacientes com Covid-19, com casos moderados a graves;

UPA do Itaqui-Bacanga, Araçagy e Policlínica do Cohatrac: vão atender somente pacientes que não estão com Covid-19;

UPA Cidade Operária e de Paço do Lumiar: vão atender os dois tipos de caso, ou seja, pacientes com sintomas de Covid-19 ou sem sintomas.

Os hospitais Genésio Rêgo, Dr. Carlos Macieira, Raimundo Lima, HCI e Presidente Dutra passam a atender, exclusivamente, pacientes com Covid-19 que apresentem quadro clínico de moderado a grave.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues