Social Icons

sábado, 30 de outubro de 2021

‘Amigues’ e ‘todes’: Novela da Globo usará linguagem neutra

 Blog do Alex Ramos

Conhecida pela adoção de pautas progressistas em suas novelas, a TV Globo decidiu que a novela Cara e Coragem, prevista para estrear em maio do ano que vem, adotará a chamada “linguagem neutra” em algumas de suas cenas.

O folhetim é escrito pela roteirista Cláudia Souto. Segundo ela, este tipo de linguagem, apoiada pelos LGBTs em nome de uma pretensa “democratização” do Português, será usada apenas por “personagens que representam a fatia da sociedade que já se comunica assim, naturalmente”.

– As novelas são crônicas de sua época. […] Ao abordar temas referentes à comunidade LGBTQIA+, é natural que o gênero neutro seja incorporado pelos personagens – disse Cláudia, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada nesta sexta-feira (1°).

A roteirista também defende que as novelas sejam usadas como ferramentas para fortalecer esse tipo de mudança na sociedade.

– O público de novelas é apresentado todos os dias a novas gírias, sotaques e palavras. Não é diferente com o gênero neutro. Logo se darão conta de que é uma nova forma de expressão. Acho relevante que seja mostrada numa obra de tanto alcance – declarou.

Pleno.News - Notícias de Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 


 
Luzimar Rodrigues