Blog do Alex Ramos
Emissora carioca recebeu do governo mais do que o dobro de recursos que a soma das concorrentes
A Globo retomou a liderança no recebimento de verbas de publicidade do governo federal neste ano. Com Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência, a emissora carioca desbancou as concorrentes e embolsou mais do que o dobro de recursos que a soma dos demais canais de TV.
Em pouco mais de seis meses de governo, os veículos de mídia da Globo receberam quase R$ 55 milhões em verbas de publicidade do governo — valores destinados por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência e de ministérios.
A Record, principalmente concorrente da emissora carioca, foi o destino de R$ 13 milhões. O SBT levou outros R$ 12 milhões.
Confira:
• TV Globo — R$ 55 milhões
• TV Record — R$ 13 milhões
• SBT — R$ 12 milhões
• Band — R$ 5 milhões
• RedeTV — R$ 1 milhão
Os dados foram extraídos do portal de planejamento de mídia do governo federal, que mostra valores pagos em ações de publicidade já realizadas pela Secom e outros órgãos do governo federal. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 25, pelo jornal Folha de S.Paulo.
As informações disponíveis sobre campanhas da gestão Lula somam cerca de R$ 120 milhões nesses seis meses. No entanto, a divulgação de valores totais ainda é precária, já que não há dados sobre as despesas de mídia de estatais nem bancos públicos.
Dos quase R$ 55 milhões direcionados ao grupo Globo em verbas de publicidade do governo federal, aproximadamente R$ 9 milhões foram para anúncios veiculados durante o Jornal Nacional, o principal telejornal da emissora.
A campanha de maior valor da gestão Lula, com R$ 33 milhões desembolsados, trata da promoção de entregas do governo nos 100 dias de gestão Lula.
O Ministério da Saúde desembolsou ao menos R$ 37 milhões para estimular a vacinação contra a covid-19 e a gripe, em mais de uma ação publicitária.
Verbas de publicidade do governo em jornais
Os dados da Secom e de ministérios ainda mostram mudança de critérios de publicidade em jornais.
O carioca O Globo recebeu R$ 399 mil; a Folha de S.Paulo, quase R$ 353 mil; e o jornal O Estado de S. Paulo, R$ 206 mil. Os três veículos não haviam sido incluídos em planos de mídia federais de 2020 a 2022.
No on-line, a Record perdeu espaço na publicidade sob Lula. O portal R7 não tem pagamentos registrados até aqui, enquanto o site Globo.com recebeu ao menos R$ 394 mil.
Fonte: O Antagonismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário