Social Icons

quinta-feira, 27 de julho de 2023

PF faz varredura em gabinete de Janja e ministérios do Planalto

 Blog do Alex Ramos 

O Palácio do Planalto solicitou à Polícia Federal uma varredura no gabinete da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e em ministérios que funcionam na sede da Presidência. De acordo com integrantes da PF, o procedimento é de praxe e feito pela própria corporação. A informação sobre a busca por escutas no espaço de trabalho de Janja foi publicada pelo portal Metrópoles e confirmada pelo GLOBO.

A solicitação de varredura no gabinete de Janja e em outras áreas do Planalto foi feita há cerca de dois meses. A Polícia Federal vem fazendo o procedimento desde a transição. O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) passou pelo trabalho, feito por agentes e cães farejadores, antes mesmo do início da transição, em novembro do ano passado.

Nos primeiros seis meses de governo, a própria Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata da Presidência solicitava à PF varreduras em espaços do Palácio do Planalto. A secretaria foi extinta em 30 de junho, quando a segurança presidencial passou a ter modelo híbrido, composta por policiais federais, civis e militares e comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Funcionam também no Palácio do Planalto os ministérios da Casa Civil, que tem Rui Costa à frente; Relações Institucionais, comandado por Alexandre Padilha; e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), cujo titular é o general Marcos Amaro.

Desde o início do governo, Janja vem demonstrando mais confiança no trabalho da PF do que na ação de militares. Mesmo com a decisão de tornar de Lula devolver sua segurança pessoal ao GSI, a equipe que acompanha a primeira-dama, seguiu inalterada, a pedido do próprio presidente. O grupo de policiais que acompanha Janja é formado apenas por policiais federais e integrantes da Força Nacional.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Luzimar Rodrigues