Social Icons

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Realizado Evento de Sensibilização pra Criação da Academia Urbano Santense de Letras, Cultura, Ciências e Artes do município

 Blog do Alex Ramos

Na noite de segunda-feira, dia 04 de Abril, na sede do Sindicato de Professores ocorreu uma sensibilização para Criação da Academia Urbano Santense de Letras, Cultura, Ciências e Artes, um evento cultural que reuniu amantes da literatura, feitores de diferentes artes, alguns nomes ligados a Cultura de Urbano Santos, fotógrafos,  escritores locais  e o mais distinto público !

Movimento liderado pela professora e escritora Nilma Sodré que atualmente é membro correspondente da Academia Vargem Grandense de Letras e Artes, contou com os apoiadores na divulgação e debates de ideias professores Domingos Dutra, Laurilene Correia , Fernanda Carvalho, Noemia Souza, Antonia Rodrigues, Idelvanda Santos, Fabrícia Valentim e com a logística dos representantes do Sindicato de Professores, Simone Santos; Ozelita Leite, Luziene, Manoel Vieira! Feita a abertura com as boas - vindas, o Grupo de mobilização trouxe para o público, pouco do que ocorreu há 100 anos na Semana de Arte moderna no Brasil; um contexto histórico necessário para o momento atual; depois falou-se de quantas provocações e edições foram feitas de Chás Literários, alguns nascidos dentro da sala de aula, e da extensão de convites pra nossos municípios vizinhos: Belágua e São Benedito; há três edições por exemplo, que contamos com a presença do amigo Antônio José de São Benedito ! E como foi dito por nossa equipe de mobilização pra esse fato,  e que temos potencial suficiente para criarmos nossa Academia e vislumbrar a “imortalidade” através da arte que representamos!

Por fim, foi falado de forma objetiva o que é a academia, qual seu papel no contexto social de uma sociedade, e quais pessoas podem contribuir e serem membros ! Abriu-se espaço para perguntas e sugestões, anotadas por nossa Secretária da reunião, Professora Simone ! Dali saímos com as ideias organizadas pra nosso próximo momento , criou -se uma Comissão Provisória, acrescentando ao grupo já existente entre eles alguns nomes que já colaboram com  eventos similares: Dona Betinha, escritora, Norma Silva, Advogada; Mateus, professor e acadêmico De História, Julia Almeida, Assistente Social;  Darlene Bastos, Professora; Ezequias, Nevinha Ramos, Professora, músico; Dourado, músico; Antônio José, professor, Escritor; Simone Santos, professora; Manoel Vieira, Professor! Noeme Barros, Advogada Ana, Historiadora.






Um comentário:

 
 
Luzimar Rodrigues