A Agência Nacional de Energia
Elétrica (Aneel) informou hoje (25) que a bandeira tarifária para fevereiro de
2019 será a mesma de janeiro: verde, sem custo extra para os consumidores.
Apesar da manutenção da bandeira verde, o mês de janeiro apresentou volume
menor de chuvas que o esperado.
Em nota, a agência disse que, “mesmo
com a elevação do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) provocada pela
diminuição das chuvas em janeiro, a estação chuvosa está em curso, propiciando
elevação gradativa da produção de energia pelas usinas hidrelétricas e melhora
do nível dos reservatórios, com a consequente recuperação do risco hidrológico
(GSF)”.
O GSF e o PLD são as duas variáveis
que determinam a cor da bandeira a ser acionada, disse a Aneel.
Sistema
O sistema de bandeiras tarifárias foi
criado, de acordo com a Aneel, para sinalizar aos consumidores os custos reais
da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem
cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2) está relacionada aos custos
da geração de energia elétrica. Na amarela há o acréscimo de R$ 1 a cada 100
kWh (quilowatts-hora). Na vermelha no patamar 1, o adicional nas contas de luz
é de R$ 3 a cada 100 kWh; no 2, o valor extra sobe para R$ 5.
Dicas de economia
Para evitar aumento significativo nas
contas, a Aneel dá dicas para que os consumidores economizem energia. Entre
elas a de, no caso do uso de chuveiros elétricos, se tomar banhos mais curtos e
em temperatura morna ou fria.
A agência sugere também a diminuição
no uso do ar condicionado e que, quando o aparelho for usado, que se evite
deixar portas e janelas abertas, além de manter o filtro limpo. A Aneel sugere,
ainda, que o consumidor tenha atenção para deixar a porta da geladeira aberta
apenas o tempo que for necessário e que nunca se coloque alimentos quentes em
seu interior.
Uma outra dica da Aneel para que o
consumidor economize energia é a de juntar roupas para serem passadas de uma só
vez e que não se deixe o ferro de passar ligado por muito tempo. Sugere também
que, durante longos períodos de ausência, o consumidor evite deixar seus
aparelhos em stand-by. Nesse caso, o mais indicado é retirá-los da
tomada.
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