Blog do Alex Ramos
No último relatório divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Brasil desponta como líder mundial em número absoluto de homicídios, registrando 47.722 casos em 2021. Esses dados representam 10,4% do total de assassinatos no mundo, consolidando a nação como um dos epicentros globais da violência letal.
Estudo Global sobre Homicídios 2023 destaca que, em termos per capita, o Brasil ocupa a 11ª posição no ranking, com 22,38 homicídios a cada 100 mil habitantes. Essa taxa é quase quatro vezes superior à média mundial, que é de 5,8 por 100 mil habitantes.
O ano de referência para os dados é 2021, e o relatório ressalta que, globalmente, mais pessoas foram vítimas de homicídios do que em conflitos armados e atos terroristas combinados, totalizando uma média de 52 vítimas por hora.
O Brasil supera países como Nigéria e Índia, ocupando a primeira posição no ranking de assassinatos, seguido pelo México, África do Sul, Estados Unidos, Myanmar, Colômbia, Rússia e Paquistão.
Perfil das Vítimas e Causas dos Crimes
O estudo destaca que 81% das vítimas de homicídios são homens, mas as mulheres têm maior probabilidade de serem mortas por familiares ou parceiros íntimos. Embora representem 19% das mortes em geral, as mulheres correspondem a 54% de todos os homicídios domésticos e a 66% de todas as vítimas de homicídio por parceiro íntimo.
Fonte: O Cubo
Nenhum comentário:
Postar um comentário